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sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Acelerador de Partículas

Falar sobre este assunto exige-se um grau de nível muito complexo. É necessário o absoluto conhecimento de pura Física, Física Quântica, Química, Engenharia Eletrônica, Elétrica, Mecânica, Eletromagnetismo, Energia Nuclear, Equações de Espaço Estruturado no Vácuo, Análise de Estruturas e Resistência de Materiais, Cálculo Diferencial e Integral, Antenas e Propagações, Análise Vetorial, Campos Magnéticos, Equações de níveis complexos. Teorias, leis e equações de grandes Químicos, Físicos e Cientistas como: Isaac Newton, Maxwell, leis de Gauss e suas divergências, equações de Poisson, de Laplace, leis e equações de Farad, A lei experimental de Coulomb, condutores, dielétricos e capacitância, campos (magnéticos) variáveis no Tempo (t), sistemas vetoriais, etc.

Se você não entendeu o que eu descrevi até aqui, desculpe-me e paciência, pois eu sei que têm muita gente que precisa estudar. Mas estudar pra valer. Não é só ir freqüentar a sala de aula para assisti-la, ou decorar matérias, passar uma colinha para o colega, dar um “pega” nas meninas na hora do intervalo. Estamos no século XXI, geração plugada na Internet, que dispõe de um infinito e vasto conhecimento para os alunos do futuro que realmente estão interessados em aprender. Mas é conveniente utilizá-la de forma que com estas informações possam dar-lhes uma formação profissional competente para o futuro.
Só para vocês terem uma idéia vou publicar aqui um pequeno trecho copiado da Internet para vocês terem idéia da dimensão e complexidade e funcionamento de um Acelerador de Partículas.
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“O LCH ou Large Hadron Collider, o maior acelerador de partículas do mundo, entrou em funcionamento em julho de 2008”.

“Localizado na fronteira entre a Suíça e a França, sua construção começou em 1995 e consumiu aproximadamente US$ 8,5 bilhões até o momento. Ao todo são 27 km de comprimento em uma estrutura circular, a 100 metros abaixo da terra. Os mais de 2000 cientistas envolvidos esperam utilizar todo este aparato para pesquisar a formação e existência de determinadas partículas, entre outras questões importantes da física moderna...”
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E o nosso texto não para por aqui veja também outro exemplo técnico sobre aceleradores de partículas.
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“Sabia que você tem um tipo de acelerador de partículas em casa? Na verdade, é provável que esteja lendo este artigo usando um! Os tubos de raios cátodos (CRT) de qualquer TV ou monitor de computador é, na verdade, um acelerador de partículas.”


“O CRT pega as partículas (elétrons) do cátodo, acelera-as, e muda sua direção usando eletroímãs no vácuo. Depois, as faz colidir em moléculas de fósforo na tela. O resultado da colisão é um ponto de luz, ou um pixel, na sua TV ou no monitor do computador”.
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E, então gente? O que faremos com as nossas partículas? Precisamos acelerá-las!
Nossas partículas estão aí para conduzir a nossa próxima geração. É preciso investir de verdade no futuro das escolas. Todos têm a sua própria vocação, sejam nas áreas de ciências exatas, humanas ou biológicas. Cada um escolhe a que melhor o identifique. E não adianta falar que os professores são mal preparados, ou mal remunerados, as escolas mal equipadas, os laboratórios desestruturados ou quebrados, ou ainda que os alunos estejam indisciplinados. Tudo isso é desculpa esfarrapada. Eu sinto muito. Ou então será que é por isso que os fabricantes de pneus inventaram os pneus sem câmaras?
Pensem nisso.
Por favor?

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