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quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Vantagem de Repetir a 5ª Série

Pode parecer estranho, mas é impressionante. Existe uma grande vantagem em repetir a 5º série do ginásio. Sem bem que de uns tempos pra cá ficou confuso. Se você pegar o Boletim escolar ou o trabalho de seu filho você vai ver no cabeçalho: 5ª série - 4º ano, ou então, 6ª série - 5º ano. Ficou uma bagunça. Principalmente na cabeça das crianças. Assistindo uma notícia na TV a cabo fiquei surpreso ao saber que na Universidade de Deakin de Melbourne, na Austrália, o Dr. John Thunder Warredeth, um grande pesquisador que estuda dentre outras coisas: "O papel da bactéria Helicobacter Pylori", "A descoberta recente de 13 novos tipos de Répteis, "Algumas anomalias causadas sobre doenças venéreas" (que não convém citar aqui), "A importância do desenvolvimento da vacina com plantas para estender o uso de sua controversa de Gardasil aos meninos e aos homens novos" quando publicou uma pequena nota deste assunto. Ele afirma: "Alunos que repetem no início do ginásio terão a tendência de serem pessoas bem sucedidas na fase adulta, pois estarão propensas a evitar grandes erros e a tomar decisões que lhe trarão sucesso, isto por que é melhor erra na...".

Quando ele ia concluir sua entrevista na TV para explicar sobre a sua recente pesquisa a emissora teve um problema técnico e ficou fora do ar por alguns minutos. A programação transmitida mundialmente teve uma repercussão intensa, sobre a curiosidade desta pesquisa que o cientista revelaria sobre a sua tese, pois era algo ainda que não havia sido discutido no mundo da ciência.

Nas terras da Lei de Gerson, houve um alvoroço danado ao saber que isso seria benéfico para que as crianças pudessem obter êxito na fase adulta e foram tantas estranhas decisões tomadas, pois o povo acreditava que esta tese poderia dar um rumo novo para as gerações futuras.

Em Salvador e em todos os municípios houve um caos nos primeiros meses, pois as maiorias esmagadoras dos pré-adolescentes, de imediato assimilaram a idéia, mudando o seu comportamento e com a anuência integral dos seus pais. Uma comissão de Pais e Mestres em todo o estado decidiu por unanimidade que seus filhos freqüentariam a escola no máximo duas vezes por mês. Repetir o ano era um privilégio. Um projeto de lei foi apresentado na Assembléia Legislativa e aprovado. Agora todo mundo deveria seguir esta nova lei para garantir um futuro melhor. Os paulistanos um pouco mais organizados seguiram o mesmo modelo estabelecido nos rodízios para controlarem a porcentagem de faltas escolares, para assegurar que seus alunos pudessem repetir a 5ª série. No Rio não foi preciso muito esforço, pois as estatísticas apontavam que mais de 35% dos alunos não chegariam a 5ª série para dedicarem-se a outras atividades segundo os seus próprios interesses. O difícil foi conseguir organizar a outra parcela de alunos que restavam para forçá-los a repetir o ano conforme haviam aprendido no noticiário. Em Minas Gerais, as garotas tiveram mais problemas em relação aos meninos. Houve um protesto onde chegou a ocorrer até passeata organizada pelo sindicato da secretaria de ensino, pois os garotos tinham menos regalias em relação às meninas na falta ou evasão escolar. O motivo, embora seja vulgar, foi questionado pelos organizadores pela diferença na puberdade das crianças desta faixa etária.

Em todo o país houve manifestações, protestos, rodízios, escalonamento, enfim; em todas as regiões foi adotado à sua maneira para que todos pudessem se organizar projetando e acreditando que; a tese do cientista, mesmo não tendo sido concluída valeria a pena qualquer sacrifício para assegurar o “amanhã” diferente e promissor.

Na França, em Portugal, na Holanda, em todo o continente Africano e pelo resto do mundo houveram maneiras de se fazer adaptações para esta “nova onda” que alterou o currículo escolar das crianças.

Em conseqüência disso, crianças do mundo todo não sabiam mais qual seria o seu próprio nível intelectual. Por exemplo: Depois de ter repetido pela sexta vez a quinta série um aluno de Lisboa chamado Joaquim Ernesto Coimbra Tosqui, fez uma aposta para alcançar o recorde mundial de um aluno que repetiu dezoito vezes a 5ª série sem o conhecimento específico da gramática da Língua Portuguesa e a tabuada do nove completa.

Eu outros países, como o Japão, Suécia, Dinamarca, Escócia, Finlândia, EUA, dentre outros, simplesmente ignoraram esta informação. Na China e na Índia ficou proibido por decreto de que esta idiotice fosse colocada em prática. E em poucos anos todo mundo percebeu que isto não fazia sentido, e resolveram simplesmente abandonar esta idéia.

Passados mais alguns anos o Cientista Dr. John Thunder Warredeth, foi encontrado, morando na Malásia, pois sua teoria havia causado um caos de nível internacional, e ele sentia-se culpado por não ter tido oportunidade de explicar-se em público. Um repórter da Tailândia que tinha um programa sensacionalista na TV, deu uma oportunidade para que ele pudesse desfazer deste mal entendido. Foi nesta única oportunidade e última aparição em público que ele teve a oportunidade de esclarecer o que havia concluído em sua tese:

"O que eu queria dizer é que: Na fase final da infância é melhor que isso ocorra, ou seja, se o aluno repetir a 5ª série não haverá grandes problemas estruturais em sua vida, pois esta nova experiência em que se submete o aluno, aumentando o número de matérias e tendo que adaptar-se a ter um professor para cada disciplina é noprmal que ele torne-se confuso e isto faz com que ele se, não conseguir organizar-se e acostumar-se com esta mudança na sua vida escolar, caso ele perca o controle e repita de ano, causará menos prejuízo se isto ocorrer na fase adulta, quando ele terá muito mais responsabilidades como trabalhar para pagar contas, cuidar da esposa, dos filhos, pagar o aluguel, o IPVA, o IPTU, o mercado, a água, a luz, aguentar o chefe, ter que arranjar tempo para fazer exercício, jogar futebol, ir às festas, reuniões na empresa, na escola dos filhos (se houver tempo), participar das festas das escolas, levar o filho na escola, colocar o lixo na rua, apagar todas as luzes antes de dormir, levar seu filho(a) ao médico quando ele tiver uma febre ou tiver que tomar vacina, ter que aguentar aquele cunhado que causa problemas e sempre dá trabalho para sua família ou de seu ou sua companheira(o), renegociar dívidas, ter que arranjar um novo emprego ao ser despedido, ainda mais quando a pessoa é traída por um próprio colega da sessão, que "puxa o seu tapete" para ser promovido; levantar cedo num dia de chuva, sem a opção poder escolher se deseja trabalhar ou não, levar a mãe ou a sogra(o) no médico devido a idade dele(a), enfim um monte de coisas acontece na fase adulta, pois se comparado ao fato de um aluno repetir de ano enquanto criança, para mim é muito mais vantagem que isso ocorra, pois é mais fácil e dá tempo de corrigir, enquanto a criança é nova tendo este pequeno problema, do que atrapalhar-se e organizar-se com uma responsabilidade extremamente maior em sua fase adulta".

"Era isso que eu queria dizer..."

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